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AUTOart anuncia Ford GR-1 Concept em Alumínio Polido
03/12/2009 (1264 visualizações)

Ford GR-1A AUTOart está tentando alcançar um novo padrão ao anunciar o lancamento do primeiro modelo 1:18 com um corpo de alumínio polido: o carro-conceito Ford Shelby GR-1. O objetivo é alcançar a mesma qualidade de acabamento visto no carro real.

Os modelos diecast são geralmente produzidos utilizando-se ligas de zinco, num ponto de fusão baixo e de fácil moldura. O molde usado para converter liga de zinco pode facilmente sobreviver a um milhão de utilizações. A liga de alumínio, por outro lado, tem um elevado ponto de fusão e o material fundido irá atacar o molde durante a fundição, assim, diminuindo a vida útil do molde por 20 a 50 vezes quando comparado com a fundição de liga de zinco.

Poucos fabricantes tem produzido modelos com liga de alumínio fundido e, em seguida, polir manualmente para conseguir um acabamento de alto brilho da superfície. Normalmente, os fabricantes aplicariam a cromagem ao corpo de zinco para simular o acabamento. No entanto, superfícies cromadas são muito brilhantes e não refletem a textura da superfície de um revestimento de alumínio polido. Para compensar isso alguns fabricantes fazem o polimento do corpo de zinco fundido para atingir mais ou menos o mesmo acabamento brilhante de alumínio polido. No entanto, o zinco é sensível ao ar e à umidade e susceptíveis à oxidação, mesmo em condições de não exposição. Portanto, um verniz deve ser aplicado para impedir isto. Quando isso é feito, a superfície polida de zinco é claramente envolta em uma camada grossa, que parece irreal, em comparação com o acabamento real do carro real. Além disso, o revestimento pode se tornar ligeiramente amarelado com a exposição prolongada à luz solar.

Para simular o acabamento em alumínio polido do carro real, liga de alumínio de reais devem ser usadas para moldar o corpo do modelo em escala. O resultado irá exigir mais de 130 minutos de mão de obra especializada para polir todo o corpo, incluindo os painéis - até que o acabamento brilhante desejado seja alcançado. O maior desafio é alinhar os contornos entre o corpo principal e os painéis em anexo (pára-choques, capô, porta malas) após o polimento. Mesmo um pequeno excesso de polimento da tampa e as bordas da porta fará com que a ligação das superfícies do corpo principal fique desigual e tais partes terão de ser refeitas. Mesmo com uma equipe treinada a taxa de sucata é bem mais de 50%. Com o aumento dos custos trabalhistas na China, o custo global de produção de um corpo de alumínio polido é de 5 a 6 vezes maior do que o habitual elenco corpo pintado em liga de zinco.

O corpo de alumínio polido final não é deliberadamente revestido com uma camada protetora transparente para simular a textura de alumínio nu do carro conceito. Tal como acontece com o carro real, as superfícies oxidarão à um ritmo muito lento em recintos fechados e o brilho irá diminuir um pouco depois de um ou dois anos. No entanto, o acabamento brilhante pode ser facilmente restaurada à mão  usando-se compostos para polimento de metal como Brasso, Autosol, Pennibrite ou cremes de polimento. Como qualquer outra prata esterlina preciosa, as superfícies polidas requerem manutenção ocasionais para manter a sua textura brilhante.

O preço sugerido do modelo é de cerca de E.U. $ 200 (sem impostos e transporte). Resta saber se veremos esse modelo lançado aqui no Brasil. Para ver o modelo em nosso catálogo clique aqui.


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