Home » Tutoriais
 

Inserindo suas Imagens nos Modelos de sua Coleção
Editorial de Crercio em 15/06/2010 (2329 visualizações)

Inserir seus modelos é apenas o primeiro passo no gerenciamento das suas coleções. Embora o catálogo do Universo Diecast possua inúmeras imagens para a maioria dos modelos catalogados, muitos provavelmente gostariam de ver suas próprias imagens em seus modelos. Embora isso pode ser facilmente obtido utilizando o endereço de imagens de serviços de Image Hosting, preparar e subir essas imagens para esses serviços pode não ser uma tarefa tão simples. Com esse intuito esse artigo foi criado para facilitar a vida dos colecionadores que tem a intenção de utilizar suas próprias imagens dos seus modelos em suas coleções catalogadas no Universo Diecast.

Vamos dividir esse trabalho em 2 etapas com o intuito de torná-lo ainda mais fácil:

Preparando suas Imagens

Não importa qual serviço de hospedagem você vai utilizar. Se sua imagem não estiver adequadamente nítida, ou com uma resolução muito grande (ou muito pequena) o fracasso e decepção serão inevitáveis. Abaixo você colecionador poderá observar alguns conselhos úteis para manter suas imagens fáceis de visualizar e carregá-las no Universo Diecast:

  • Software para ajustes das Imagens: esse é um ítem muito importante afinal você vai utilizar esse aplicativo para toda a parte de preparação da imagem. Eu gosto bastante do Google Picasa. Além de um ótimo gerenciador de imagens ele permite ainda edições avançadas tornando-as mais afinadas com o ambiente web. Um recurso que gosto muito é o Estou com Sorte, que ajusta contraste, iluminação e cores em um único clique. A imagem obtida já estará muito próxima da imagem final. Se você utiliza outro editor de imagens não tem problema. Cada um deve utilizar a ferramenta com a qual se sinta mais confortável e a maioria das disponíveis na web possuem os recursos básicos para manipulação de imagens.
  • Resolução da Imagem: embora boa parte das câmeras digitais atuais tire fotografias com muitos megapixels, essas imagens são em sua maioria muito grandes causando bastante lentidão no carregamento das mesmas em ambiente web. Por essa razão prefira imagens com 640x480 pixels. O próprio Picasa tem um recurso que permite recortar a imagem no tamanho necessário. Tendo isso em mente procure centralizar o contexto da foto na imagem final. Isso garantirá por exemplo, que sua imagem não contenha outros detalhes que possam desviar a atenção do visitante para outros tópicos além do principal em sua foto.
  • Formatos: Imagens gráficas podem utilizar vários formatos distintos. JPEG, GIF, PNG, Bitmaps são apenas alguns dos mais utilizados. Embora o PNG esteja se tornando muito popular na web, devido aos seus recursos, muitos editores ainda não possuem drivers apropriados à esse formato. Por causa disso o Universo Diecast utiliza sempre o formato JPEG, pois é amplamente utilizado na web, permite utilização de compactação do arquivo final, e é de fácil utilização.

Escolhendo um provedor de hospedagem para suas Imagens

Vários serviços gratuitos estão disponíveis hoje na web. Google Picasa, Photobucket e ImageShack são apenas alguns dos vários serviços disponíveis. Gratuitos e de fácil gerenciamento apenas esses serão utilizados em nosso tutorial.

O mais simples de todos é o ImageShack. A razão é que além de ser em Português, não é sequer preciso que se tenha uma conta no serviço para hospedar sua imagem. Logo na primeira página você poderá observar um pequeno formulário para Upload de imagens devendo apenas escolher a imagem em disco e em seguida clicar em Carregar Agora. Ao final você poderá observar o link direto para a imagem que deverá ser utilizada para inserção no modelo da sua coleção.

O Photobucket possui dois incovenientes: é somente em Inglês e você deverá primeiramente se cadastrar para subir as imagens para a hospedagem. Entretanto esse serviço oferece vários recursos para o gerenciamento de suas imagens. Além da rapidez no acesso aos arquivos você poderá ainda compartilhá-los em vários outros serviços da web. Na página principal de cada imagem você tem acesso fácil ao Link Direto da imagem, a qual deverá ser utilizada para a inserção da mesma no modelo da sua coleção.

Obs: O Universo Diecast precisa ter acesso direto às imagens uma vez que o sistema do site irá gerenciar automaticamente os thumbnails e exibição (slideshow) das imagens.

Após hospedar sua imagem no provedor de preferência, basta você editar o modelo de sua coleção e inserir o link direto para a mesma no formulário adequado. Embora o formulário possua apenas 6 campos para links de imagens você pode inserir quantos links desejar. Essas imagens estarão disponíveis apenas a você e aqueles usuários que podem visualizar suas coleções e modelos.

É isso ai.


2 Comentário(s) (Incluir comentários requer login)
 
EdmurBobby em 06/12/2010 07:31
Olá amigos, fiquei como uma dúvida. Como devemos fazer para incluir uma imagem em um modelo novo? Eu incluí alguns de minha coleção, que não constavam no site, mas não consigo inserir as imagens para ilustrá-lo.

Obrigado e parabéns pela excelente ferramenta para nós colecionadores.
Crercio em 08/12/2010 13:06
Olá EdmurBobby,

É relativamente simples. No seu perfil clique no link Meus modelos e em seguida selecione o modelo que você cadastrou. Quando a página de detalhes do modelo for exibida basta clicar no botão Editar.
Na página de edição você poderá inserir os links para suas próprias imagens. De tempos em tempos nossa equipe de editores parão algumas checagens aos novos modelos inseridos por usuários e se estiverem OK eles serão ativados para uso no catálogo do Universo Diecast.
Qualquer dúvida entre em contato conosco ok.


Crercio O. Silva / Universo Diecast Webmaster
É um erro do acomodamento humano preferir modificar o outro em vez de modificar a si mesmo.

Copyright © 2009-2024 Universo Diecast.
Melhor visualizado com IE 7.x ou Firefox 3.x
Resolução 1024x768 pixels
Registro | Newsletters | Anunciar | Quem Somos
Política de Privacidade | Regras de Utilização