Home » Tutoriais
 

Como obter imagens dos seus modelos
Editorial de Crercio em 22/11/2010 (2527 visualizações)

Como todos já devem ter notado, muitos dos modelos catalogados em nosso Banco de Dados não possuem imagens, e assim como eu vocês devem pensar: "Puxa como seria legal ter uma imagem desse modelo". Entretanto muitos dos modelos foram importados de vários dos catálogos de nossos parceiros, que não possuiam essas imagens. Alguns modelos antigos (do ponto de vista da data de fabricação) nem possuem imagens disponíveis. Assim nosso catálogo não é perfeito.

Devido ao alto número de solicitações dessas imagens resolvemos criar este pequeno tutorial que, assim esperamos, lhes ajudarão à localizar as imagens que não existem em nosso catálogo. Esta tarefa é relativamente simples e executada pela nossa Equipe sempre que inserimos um novo modelo. A primeira sugestão é verificar o site dos fabricantes da miniatura que possuem um acervo muito grande de fotografias. Entretanto, é bem verdade que nem mesmo todos os fabricantes tem um site próprio, e outros nem existem mais, e alguns não tem aquele modelo antigo em seu próprio catálogo. Já tivemos vários casos de modelos que sequer existem no catálogo da Minichamps, hoje a maior fabricantes de miniaturas do Mundo.

Usando os sistemas de busca

Felizmente, nem tudo está perdido. Utilizando os sites de busca Google ou Bing, encontrar essas imagens pode estar à apenas alguns cliques do seu mouse. Vamos exemplificar alguns métodos de pesquisa:

Utilizamos para este tutorial 2 modelos de nosso catálogo que não possuiam fotos:

  • Burago 1:18 Ferrari 456 GT Azul Metálico
  • Burago 1:18 Ferrari 250 GTO Vermelha

O site da Burago neste caso foi completamente inútil, pois nem sequer encontramos os modelos cadastrados. Abrimos então o site de buscas do Google (http://www.google.com.br) e digitamos "Burago 456 GT" e "Burago 250 GTO". Lembre-se que as pesquisas foram efetuadas em separado é claro. Quando os resultados são exibidos na tela vocês poderão notar um link "Imagens" no topo da página. Clicando nesse link vocês serão levados à uma página de imagens que estão no cache do sistema do Google e que também podem ser pesquisadas. Logo entre as primeiras imagens apresentadas podemos observar o que estavamos procurando. E qual o próximo passo? Agora é necessário obtermos o link para a imagem que poderá ser obtido clicando-se na imagem de escolha. Na página seguinte há um link "Exibir imagem em tamanho original" que quando clicado exibirá somente a imagem numa nova página e a barra de endereços conterá o link da mesma.

Agora basta utilizar o link para a imagem para inserí-lo no catálogo do Universo Diecast. Nós já criamos anteriormente um tutorial que explica em detalhes como inserir imagens no seu catálogo. Portanto de uma olhada no artigo se necessário.

Alguns contratempos:

  • Alguns modelos trarão muitas imagens não relativas ao modelo que estamos pesquisando. Por exemplo: se pesquisarmos "Ferrari 250 GTO" você receberá uma infinidade de imagens que não são da miniatura que você deseja. Neste caso tente utilizar mais informações como o nome do Fabricante, ou o código do modelo e até mesmo a escala.
  • Algumas imagens possuem direitos autorais, o que significa que a mesma não pode ser utilizada sem prévia autorização do autor da mesma. Caso a imagem possua direitos autorais consulte o autor, temos tido muito sucesso neste quesito.
  • Algumas imagens podem requerer um pouco de edição, seja para remover aspectos não necessários como textos, etc. Portanto um pouco de conhecimento de algum editor de imagens é sempre bem vindo.

Após a imagem ser inserida nossa Equipe regularmente consulta o banco de imagens para averiguar se elas podem ou não fazer parte do catálogo. Se a imagem estiver bem nítida nossa Equipe entrará em contato para autorização da sua utilização. Assim nosso catálogo também possuirá essas imagens que poderão ambém serem visualizadas por outros colecionadores.

O que fazer se não encontrar a imagem do seu modelo

Se você possui o modelo em sua coleção física ainda é possível tirar suas próprias fotos. Iremos cobrir esse assunto num outro artigo que já está em produção.


0 Comentário(s) (Incluir comentários requer login)
 

Copyright © 2009-2024 Universo Diecast.
Melhor visualizado com IE 7.x ou Firefox 3.x
Resolução 1024x768 pixels
Registro | Newsletters | Anunciar | Quem Somos
Política de Privacidade | Regras de Utilização